Sabe quem está completando 80 anos? Um dos lugares mais queridos e charmosos de Belo Horizonte,  o Conservatório Mineiro de Música da UFMG.

escadaria-do-conservatorio-ufmg

Escadaria interna do prédio do Conservatório na Afonso Pena 

O espaço foi inaugurado oficialmente, em 1925, pelo então presidente do Estado de Minas Gerais, Fernando Mello Vianna. À época, funcionava em um velho casarão localizado no Parque Municipal, comandado pelo professor e maestro Francisco Nunes.

O sucesso foi tão grande que, já no ano seguinte, Mello enviou mensagem ao Congresso Mineiro, na qual comemorava: “… o êxito do Conservatório de Música que fiz instalar na capital foi surpreendente. Abertas as aulas, a matrícula atingiu, em poucos dias, 403 alunos, para os quais não havia salas em número suficiente na primitiva instalação.”

25200-NVJ3LZ

No mesmo discurso, o político ressaltava a necessidade de construção da sede própria, “adequada ao ensino”.

Foi então que em 5 de setembro de 1926, ocorre a inauguração do prédio do Conservatório Mineiro, na avenida Afonso Pena.

Nas décadas seguintes, a escola teve grande influência na vida cultural da cidade, projetando alunos e professores como musicistas atuantes na vida artística local.

Para celebrar a data, uma série de atividades vão acontecer até o fim do ano.

 Postado por Ana Clara Brant
Confira a programação:
OUTUBRO
Festival Mozart (continuação)
24 – Orquestra Sinfônica da UFMG
Regência: maestro Eduardo de Carvalho Ribeiro
DEZEMBRO
18 – Concerto de Natal
Encerramento das comemorações de 80 anos
Obs: Demais espetáculos serão divulgados oportunamente.
www.ufmg.br/conservatorio