Uma iniciativa super bacana está convidando o  público a resgatar uma tradição secular: brincar de roda. De setembro a novembro,  a capital mineira será palco do projeto Cravo e Cantigas que levará as antigas cirandas para uma série de apresentações em coretos e teatros da capital.

A iniciativa é do cravista Antonio Carlos de Magalhães e da Virtuosi Produções, que conta com o apoio da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte (SAMBH) e patrocínio do Hospital Mater Dei através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

foto-do-cravista-antonio-carlos-de-magalhaes

Cravista Antonio Carlos de Magalhães, organizador do projeto

 

A interpretação das canções populares ficará a cargo do próprio Antonio Carlos, que também é o responsável pelos arranjos.

De acordo com o músico,  as cantigas foram introduzidas no Brasil pelos colonizadores portugueses e são patrimônio imaterial.  E, apesar de terem animado as brincadeiras de muitas gerações, algumas estão praticamente esquecidas e são desconhecidas da maioria dos pequenos de hoje que se interessam por outros tipos de entretenimento.

 

foto-da-praca-assembleia-bh

Praça da Assembleia será um dos palcos do evento Cravo e cantigas

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Coreto Praça da Liberdade (Dia 03/09, às 11h, na Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – ENTRADA FRANCA)

Praça da Assembleia (Dia  10/09, às 11h, na  Praça Carlos Chagas, s/nº – Santo Agostinho –  ENTRADA FRANCA)

Praça dos Compositores (Dia 24/09, às 11h, no  Coreto –  Rua Gonçalo de Carvalho, 22 , Alípio de Melo – ENTRADA FRANCA)

Parque Ecológico da Pampulha (Dia 09/10, às 11h, Coreto – Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111, Pampulha. – ENTRADA FRANCA)

Teatro Francisco Nunes (Dia 16/10,  às 11h, no Parque Municipal Américo Giannetti  – Av. Afonso Pena, s/n – Centro. Ingressos: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Postado por Ana Clara Brant